quarta-feira, 26 de outubro de 2022

 HISTÓRIA & REFLEXÃO

Há exatamente 92 anos atrás, o Brasil estava diante de uma Revolução Vitoriosa. As forças de Getúlio Vargas haviam derrubado o último bastião paulista e a Acta de Sengés datada de 24/10/1930, havia sido firmado impondo rendição aos paulistas. Os trilhos da Estrada de Ferro sobre a ponte do Rio Itararé havia sido recolocado e Getúlio seguia em marcha para o Rio de Janeiro. No dia 30/10/1930 sua comitiva chega ao Palácio do Catete e no dia 01/11 toma posse no cargo conquistado de Presidente da República. 


O coronelismo tomava conta das eleições e não havia uma Justiça Eleitoral independente para julgar e conduzir o pleito. O voto de cabresto existia e o empregado votava onde o patrão mandava. Algo semelhante ao que querem impor os bolsonaristas de hoje, más tudo isso foi derrubado pela forças da armas. A Revolução Vitoriosa de Vargas abriu caminho não só para Getúlio Vargas chegar ao poder, más para todo o brasileiro que prosperou em seus direitos naquele governo. O voto feminino, a Justiça Eleitoral, a CLT e muitos outros avanços para a classe trabalhadora vem daquele período.


No dia 30/10/2022 estamos diante de uma nova revolução para combater o fascismo e por fim as ameaças ditatorial que bate a porta da democracia brasileira. Derrotar Bolsonaro e seu projeto de governo, não é uma missão só do Lula, más de todo o brasileiro que não pode aceitar o retrocesso.